domingo, 17 de julho de 2011

Carta de Sugestões da SEASE para Futuros EINA's

1 - Sugerimos que a plenária final seja realizada no segundo dia do encontro, na parte da manhã ou inicio da tarde, pois tratar-se de um fórum de discussão muito importante para as entidades. A plenária é um espaço para críticas construtivas e possíveis correções, sugestões, encaminhamentos para a organização de futuros eventos e possibilidades de cooperação em projetos. Observei que este importante espaço, nos últimos encontros, está perdendo a sua força e importância.

2 - Sugerimos que se crie uma comissão com representantes legais de cada entidade, ou acionemos a própria LINEA para selecionar regras especificas e gerais para a apresentação de trabalhos nos EINAS e que estes estejam de acordo com as especificações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), possibilitando e facilitando a publicação dos ANAIS de cada encontro e possíveis publicações de artigos dos participantes em revistas especializadas.

3 - Sugerimos que a cada encontro seja formulada uma lista de nomes, entidades e e-mails de todos os participantes do encontro, e que esta lista esteja disponível eletronicamente, para todos no site da LINEA (para facilitar a troca de informações).

4 - Propomos a substituição do site da LINEA pela criação de um blog da mesma instituição possibilitando facilitar a inclusão de ferramentas, artigos, imagens, vídeos, informações sobre as instituições e seus projetos de forma mais dinâmica.

5 - Sugerimos uma maior participação e integração dos grupos que compõem a LINEA - Liga Nordestina de Astronomia -, e que haja uma rediscussão do seu papel e importância para a astronomia na região nordeste, esperamos que ela possa desempenhar um papel mais ativo e, de fato, desenvolver projetos e pesquisas em conjunto com outras entidades (a pergunta mágica é: por quê não estamos trabalhando em projetos se existe uma liga e uma rede de astronomia? Será que temos a síndrome da reinvenção da roda?).

Algumas sugestões de projetos que podem ser desenvolvidos em conjunto: observações de meteoritos via rede de câmeras ALL SKY, medidas de ocultações, observações de cometas e planetas, construção de um rádio telescópio coletivo e construção de telescópios, de médio porte, em regime de consórcio.

6 - Para facilitar e e as informações redigidas nas atas das plenárias de cada encontro sejam mais fidedignas, sugerimos que cada plenária seja gravada em áudio e ou vídeo e que esteja disponível em mídia eletrônica, possibilitando o registro historiográfico de cada evento facilitando a democratização das informações.

7 - Sugerimos que a LINEA armazene em seu site ou futuro Blog o registro de imagens, vídeos, relatos, atas etc. de todos os encontros (EINAS) já realizados, objetivando uma reconstituição documental e historiográfica.

Aracaju, 22 de junho de 2011.
Sociedade Astronômica de Sergipe - SEASE

_____________________________________________________

A realização do VII EINA em Feira de Santana/BA fortaleceu ainda mais a astronomia nordestina, principalmente por ter promovido a troca de informações e experiências entre os grupos participantes.

Para aprimorar ainda mais este evento listamos, e tornamos pública, estas sugestões que foram debatidas de forma particular com alguns colegas e que, em nossa opinião, podem aprimorar a realização de futuros encontros.

Fico no aguardo de mais sugestões e avaliação crítica de nosso documento.

Saudações astronômicas,

Prof. Augusto Cesar Silva Almeida
Sócio-fundador da SEASE e diretor do planetário da CCTECA- Galileu Galilei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário