domingo, 17 de julho de 2011

Resposta à Carta de Sugestões da SEASE para futuros EINA's

São valiosas as sugestões e observações, o que demonstra o carinho e o zelo por nessa nossa missão de promover a astronomia no nordeste.

Gostaria de compartilhar e discutir com algumas das considerações da SEASE:

Com relação às sugestões:

1 - Sobre a plenária ser realizada no segundo dia pela manhã e/ou a tarde:

Acho que a preocupação é a de que a pressa em preparar o retorno para casa esvazie a reunião. Vimos isso em praticamente todos os einas e também nos enasts que participamos. O tempo é curto para o encerramento, escolha de sede, etc. Entretanto, no final do encontro é que se faz os agradecimentos e o encerramento propriamente dito, por isso acho que devamos manter a plenária no final do encontro mesmo. Contudo é muito importante a troca de idéias e o debate entre os grupos, como Augusto sugere. Acho que devemos, e não fizemos nos últimos einas, é realizar mesas redondas. Precisamos criar esses espaços dentro dos encontros, aí sim poderíamos ter uma ou duas onde poderíamos discutir temas. Estas mesas redondas poderiam ocorrer no primeiro e segundo dia dos encontros.

2 - Com relação a LINEA, que foi proposta lá no I eina em 2005:

A liga nunca se consolidou. A idéia de Augusto de munir a LINEA com os instrumentos normativos para os encontros é interessante, uma vez que traz um projeto concreto para a liga trabalhar. Talvez seja isso o que esteja faltando para a liga pegar. Vejo também, como fundamental para que a liga se fortaleça, um corpo de representantes objetivos, práticos e que tenham compromisso com os objetivos da LINEA.

3 - Com relação a tornar o site ou blog da LINEA um referencial dos encontros:

Com as listas dos participantes, atas, anais, fotos, viídeos,etc. é realmente uma ótima idéia e que só irá desenvolver as nossas ações.

4 - A sugestão de mudarmos de site para blog é interessante:

Um blog já vem com gadgets e scripts que facilitam a atualização de informações. Isso pode ser feito facilmente, sem muito esforço. Já um site demanda conhecimentos de linguagens de programação como html, php, asp, etc. O que torna a atualização de informações mais técnica e portanto mais restritiva.

5 - Em relação a participação das associações concordo totalmente com Augusto:

O desenvolvimento de projetos em parceria irá trazer a integração e qualificação desejada e tão propalada nos nossos encontros. Sugiro que tenhamos um veículo de comunicação de nossos trabalhos. Uma revista de pesquisa em Astronomia amadora e que a LINEA seja a responsável por sua publicação e divulgação. Dessa forma teremos um instrumento de informação de nossos estudos e que possibilitará uma maior integração.

O importante agora é colocarmos em prática essas idéias. Que tal começarmos com uma nova chamada das associações que desejem participar da LINEA? A partir daí poderemos solicitar que cada uma designe um representante que comporá o conselho da liga.

Um grande abraço a todos.

Adriano Aubert
oagll.blogspot.com
www.ceaal.org.br
Maceio-AL-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário