quinta-feira, 11 de outubro de 2012
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Astronomia irá participar de evento de Astrofotografia em Cabaceiras-PB
Colaboradores do Núcleo de Astronomia vão utilizar o telescópio da
instituição para registrar o céu do Cariri
O Núcleo de Estudos em Pesquisa e Astronomia (Nepa) do IFPB vai
participar de um encontro de Astrofotografia na cidade de Cabaceiras.
O evento é organizado pela Associação Paraibana de Astronomia (APA) e
vai reunir astrônomos de Alagoas também. “Possivelmente, outros
colegas do Ceará irão participar das noites de astrofotografia”,
completou o coordenador do Nepa, professor Francisco Nobre.
O professor aposentado da instituição, José Rodrigues, que também faz
parte do convênio Nepa-APA vai estar no encontro, marcado para as
noites de 12 e 13 de outubro. A observação será no Lajedo de Pai
Mateus, uma das maiores atrações turísticas da Paraíba. A localidade
no Cariri é considerada privilegiada para observar o céu e, além
disso, o encontro vai acontecer no período da Lua Nova.
Na avaliação do coordenador do Nepa, o encontro deve resultar em um
ótimo material para pesquisa que servirá para eventos nacionais de
astrofotografia. “O telescópio do IFPB já fotografa e envia
diretamente para o notebook. Mas, as fotos também serão tiradas com
câmeras fotográficas. A prefeitura de Cabaceiras vai apoiar colocando
pontos de luz no local”, comentou Chico Nobre.
O Nepa está finalizando um curso on-line voltado para professores do
Ensino Fundamental, que alinha a Astronomia à sala de aula. Cerca de
20 professores estão participando. O ministrante é o professor Chico
que desenvolve em seu doutorado, na linha de Ciência da Educação, o
Ensino da Astronomia.
Ana Carolina Abiahy – jornalista do IFPB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário