sábado, 3 de março de 2012

Solicitação da AAVSO para monitoramento de CH Cyg




Segue uma tradução livre do aviso de alerta nº 454 da AAVSO

A American Association of Variable Star Observers - AAVSO está solicitando o monitoramento visual e fotoelétrico da estrela simbiótica CH Cygni,. O pedido foi feito à AAVSO pela Dra. Margarita Karovska do Centro Harvard-Smithsoniano para Astrofísica. A intenção é que a base de dados levantada pelos observadores da AAVSO sirvam de comparação para as observações a serem realizadas pelos observatórios espaciais CHANDRA e HST no final de março. O objetivo da pesquisadora é investigar as emissões de jatos, recentemente descobertos, com o estado geral da estrela. As observações visuais e fotoelétricas serão utilizadas para correlação com os dados obtidos pelos observatório espaciais.
Observações visuais e CCD/PEP com filtros fotométricos U até J e H são solicitadas. Observações diárias visuais e fotoelétricas de alta velocidade de hoje até abril serão apreciadas. Atualmente CH Cyg está com magnitude 7,7.

Coordenadas: AR 19 24 33.07 Dec. +50 14 29.1 (J2000.0)

Mapas de localização e medição podem ser obtidas no AAVSO International Variable Star Plotter (VSP) em:http://www.aavso.org/vsp.

Por favor, envie suas observações ao Banco de dados Internacional da AAVSO (AAVSO International Database) como CH Cyg.

Muito obrigado por suas valiosas contribuições a essa interessante pesquisa.

AAVSO


Nenhum comentário:

Postar um comentário